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Meditação para Ansiedade

Meditação para Ansiedade

Qualquer um que já tenha estado preso à ansiedade sabe quão intenso pode ser. De acordo com a National Alliance on Mental Illness, estima-se que 40 milhões de adultos nos EUA tenham algum tipo de transtorno de ansiedade . Em todo o mundo, 1 em cada 14 pessoas são afetadas . Então, se você sentir que é o único que está lidando com a ansiedade – e sim, é como o isolamento pode parecer – tenha certeza de que não está sozinho.

Todos nós já experimentamos a sensação de ansiedade, seja borboletas no estômago, palmas das mãos suadas, palpitações cardíacas, dores de cabeça tensas, uma dor de estômago ou aperto no peito – todas as ocorrências naturais quando a adrenalina está bombeando. Mas há uma diferença entre a ansiedade cotidiana e a ansiedade clínica.

Sentimentos de ansiedade versus um tratamento de ansiedade

Nossas glândulas supra-renais começam a queimar sempre que estamos em uma situação perigosa ou em potencial conflito, ativando o mecanismo de “luta ou fuga”, ou quando somos um saco de nervos antes de fazer um discurso, um jogo de esportes imperdível ou caminhar pelo corredor, por exemplo. Isso é ansiedade.

Mas a ansiedade torna-se o transtorno de ansiedade generalizada(TAG) quando o medo ou a preocupação não diminui, evoluindo para uma sensação de morte iminente, ruminação constante, catastrofização e, em alguns casos, pânico. Ansiedade nessa escala pode ser exaustiva, debilitante e angustiante.

O estresse pode, naturalmente, induzir ansiedade, e há uma sobreposição entre os dois em termos das reações fisiológicas. O estresse é um estado emocional elevado que se dissipa quando uma situação estressante termina, enquanto o TAG é uma condição diagnosticável que tende a persistir por longos períodos.

A ansiedade que se torna um distúrbio é caracterizada por uma “preocupação persistente e excessiva”, na qual os indivíduos podem perder a perspectiva racional e “esperar o pior, mesmo quando não há razão aparente para preocupação”, segundo a Associação Ansiedade e Depressão da América .

Gerenciando a ansiedade através da meditação

Entender a ansiedade é o primeiro passo para administrá-la. Ao conhecer sua natureza errática, podemos obter um melhor senso de situações desencadeadoras e como nossa ansiedade opera – e é aí que entra a meditação .

A ansiedade é um estado cognitivo ligado à incapacidade de regular as emoções. Mas a pesquisa mostra que uma prática de meditação consistente reprograma os caminhos neurais no cérebro e, portanto, melhora nossa capacidade de regular as emoções.

Através da meditação, nos familiarizamos com pensamentos e histórias que induzem a ansiedade. Aprendemos a vê-los, sentar com eles e deixá-los ir. Ao fazer isso, aprendemos duas coisas importantes: os pensamentos não nos definem e os pensamentos não são reais. Dentro dessa nova perspectiva, somos capazes de gradualmente mudar nossa relação com a ansiedade, diferenciando entre o que é um episódio irracional e o que é verdade.

Outro benefício dessa habilidade é aprender a consciência corporal, que nos ensina a chamar nossa atenção para as sensações físicas sentidas no momento. Essa técnica envolve examinar mentalmente seu corpo, centímetro a centímetro, tornando-nos mais sintonizados com o que está sendo experimentado fisicamente. Ao explorar essas sensações, você se senta com os seus sentidos da mesma maneira que se senta com seus pensamentos. Essa técnica pode fornecer um local seguro que pode ser acessado repetidamente sempre que a ansiedade começar a aparecer.

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: A prática geral de meditação e os aplicativos como o Headspace não são um substituto nem uma forma de terapia nem têm a intenção de curar, tratar ou diagnosticar condições médicas, como transtorno de ansiedade. A meditação pode, no entanto, ser um componente de um plano de tratamento global quando monitorada por um profissional de saúde.

Efeito da ansiedade em nosso corpo

Ansiedade tem o mesmo efeito em nossos corpos, como estresse, que desencadeia o sistema nervoso autônomo , levando a um aumento na liberação de epinefrina e cortisol – os “hormônios do estresse”. Demasiada epinefrina pode aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames ; o excesso de cortisol pode afetar nossa saúde de várias maneiras – incluindo o aumento dos níveis de açúcar no sangue, a supressão do sistema imunológico e a constrição dos vasos sanguíneos.

Além do mais, homens que sofrem de ejaculação precoce tem uma grande chance de terem também ansiedade, pois a ansiedade é a causa de mais de 75% da ejaculação precoce. Para este tipo de problema é necessário fazer o uso de Remédio para ejaculação precoce;

Quando esses hormônios são liberados na corrente sanguínea, o fígado produz mais glicose, que é o que fornece energia para ativar nosso mecanismo de luta ou fuga, levando a um aumento na pressão sanguínea, na frequência cardíaca e nos níveis de colesterol. perturba nosso sistema imunológico, níveis de energia e sono .

Meditamos para combater a “resposta ao estresse”, levando a uma diminuição da pressão arterial, da frequência cardíaca e do consumo de oxigênio. Ele também cria uma mudança mais gradual no cérebro, que é onde a meditação realmente faz sua mágica, induzindo um conjunto de mudanças fisiológicas, que formam a “resposta de relaxamento” que rompe o estresse e que pode ser vista na ressonância magnética.